Tradutor

segunda-feira, 18 de março de 2019

"EUGÉNIA CAMPILHO" (SANTA EUGÉNIA)

EUGÉNIA CAMPILHO
99º aniversário da sua morte.

A CASA DE CULTURA DE VIDAGO aceitou, de imediato, o desafio que o nosso sócio e amigo Sr. Floripo Salvador nos apresentou e que foi o de simular uma entrevista. Queremos realçar que todos os textos foram escritos pelo nosso amigo.

A data escolhida para a entrevista foi 18MAR1919. Precisamente no ano em que a histórica figura perfazia 74 anos. Faleceria, na mesma data, mas no ano seguinte.


"EUGÉNIA ADELAIDE DE MORAIS CAMPILHO MONTALVÃO “A SANTA EUGÉNIA” nasceu em 14de Junho de 1844 e faleceu em 18 de Março de 1920. Era irmã de Ana Augusta de Morais Campilho Montalvão e, em consequência, cunhada de Augusto César Campilho (proprietário das Águas Campilho)."

"No que concerne a Eugénia Adelaide de Morais Campilho Montalvão “a Santa Eugénia” e segundo relatos que foram atravessando gerações, era uma verdadeira Senhora e do povo. Por exemplo, Ambrozina Oliveira Cruz (que conheceu, muito bem a nossa “Santa Eugénia”) transmitiu aos seus descendentes imagens comportamentais de Eugénia Campilho. Assim, dizia que não obstante ser fidalga e rica sentia enorme preocupação em auxiliar os mais necessitados. Ainda num tempo em que Vidago era simples aldeia, a sua postura de pessoa simples e generosa granjeou-lhe enorme respeito e estima por parte de toda a comunidade local. 
Ou seja, ainda em vida, Eugénia Campilho, já era venerada pelo seu povo que também a tratava por A JUSTA."





OBS:

Este texto, assim como o vídeo da entrevista a Eugénia Campilho (SANTA EUGÉNIA), serão passíveis de ser visualizados nas páginas do Facebook, da CASA DE CULTURA DE VIDAGO, SINAL TV, AMIGOS DE VIDAGO e, ainda, no Blogue MEU VIDAGO de Júlio Silva.


Depois de amanhã (20MAR19) será publicada nas páginas do Facebook, AMIGOS DE VIDAGO; VIDAGO PASSADO E PRESENTE, PESSOAS E PATRIMÓNIO e CASA DE CULTURA DE VIDAGO, assim como no BLOGUE MEU VIDAGO, uma crónica intitulada, CURIOSIDADES DA FAMÍLIA CAMPILHO. O documento contém informação, detalhada, muito interessante e preciosa sobre a história desta família que marcou, de forma indelével, a aldeia de Vidago, principalmente, durante a última metade do Século XIX e primeira do Século XX.


@CCV2019




2 comentários:

  1. Pela minha parte, profundos agradecimentos a todos quantos se empenharam na concepção deste trabalho em prol da divulgação da histórica figura vidaguense - Eugénia Campilho - a "Santa Eugénia" - com especial destaque para a Empresa, SINAL TV e Casa de Cultura de Vidago.

    ResponderEliminar
  2. Estou sem palavras...mad com o Floripo tudo é possível. Ouvir a minha tia trisavó, uma senhora tão simpática e querida. OBRIGADA POR ESTA SURPRESA TÃO BONITA.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.