Tradutor

domingo, 15 de dezembro de 2013

Centenas de pessoas no funeral de Nadir

Centenas de pessoas participaram ontem, em Chaves, no funeral do pintor Nadir Afonso, que faleceu na quarta-feira aos 93 anos, no Hospital de Cascais, onde se encontrava internado.


O corpo do pintor esteve em câmara ardente na quinta-feira, entre as 17:00 e as 24:00, na Capela de Emaús, na Igreja de Santo António do Estoril, onde na sexta-feira se realizou uma missa de corpo presente, seguindo depois o corpo para Chaves, onde teve lugar ontem a cerimónia fúnebre, na Igreja Matriz.
À saída da igreja, ouviram-se aplausos e assistiu-se à atuação de um coro infantil e de uma banda musical.
A presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, referiu-se ao pintor como um "exemplo", considerando ter sido um "privilégio" conviver com ele.
"Nunca me esqueço que Nadir Afonso manteve uma dimensão de identidade intensa, ao mesmo tempo que cruzava o mundo, mundo esse que o reconhecia com um homem singular", disse Assunção Esteves, acrescentando que "poderia mesmo dizer que se há um símbolo da síntese entre a identidade e universalidade, esse símbolo é Nadir Afonso no modo como conservou o sotaque de Chaves".
Assunção Esteves, natural de Valpaços, recordou que o pintor conservava o sotaque melhor do que ela o conservou.
"Estou muito feliz pela Assembleia da República ter aprovado um voto de pesar, por unanimidade, pelo reconhecimento do seu riquíssimo percurso, não só como artista, mas como homem", salientou.
O presidente da Câmara de Chaves, António Cabeleira, caracterizou o artista como o "maior embaixador de sempre" da cidade.
Por esse motivo, frisou, os flavienses estão-lhe muito gratos, orgulhosos e sentem hoje uma "perda extraordinária".
"O mestre Nadir Afonso, como cidadão do mundo, nunca deixou de dizer que era de Chaves e que vinha cá todos os anos passar férias", afirmou.
A memória do pintor, segundo o autarca, ficará perpetuada na Fundação Nadir Afonso, situada numa das margens do rio Tâmega, num investimento de cerca de nove milhões de euros, que será inaugurada em julho de 2014.
O arquiteto Siza Vieira lamentou que o artista não possa assistir à inauguração da Fundação Nadir Afonso, obra da sua autoria.
"As obras estão na reta final, faltando os acabamentos interiores", referiu.
Sobre o projeto, Siza Vieira revelou não ter havido "trabalho intenso" de troca de impressões, porque havia coincidência de ideias.
A morte do mestre é, na opinião do prémio Pritzker, uma perda "muito grande" para a arte.
Nadir Afonso diplomou-se em arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto e trabalhou com arquitetos de renome como Le Corbusier e Óscar Niemeyer, mas viria a trocar esta área pela pintura, alcançando reconhecimento internacional.
Foi distinguido com o Prémio Nacional de Pintura (1967), com o Prémio Amadeo de Souza-Cardoso (1969)e, ainda, condecorado com o grau de Oficial (1984) e de Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada (2010).
















Fontes:
Fotos: https://globalimagens.pt/pages

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.